A origem do apelido ”Pó de Arroz”

Até as primeiras décadas do século XX  ,o futebol era praticado somente pela Elite, aos poucos a modalidade extrapolou os muros dos clubes de ricos e ganhou a periferia o morro e o moleque,não sem conflitos.

A princípio ,as principais equipes não aceitavam mestiços e negros,toleravam no máximo pobres, desde que fossem brancos apelido pelo qual o Tricolor é até hoje tratado.

About these ads

4 Comentários

  1. Tricolor São paulo,

    Meu amigo, até as primeiras décadas do século XX, o futebol era praticado somente pela elite. Aos poucos, a modalidade extrapolou os muros dos clubes de ricos e ganhou a periferia, a favela e o moleque. Não sem muitos conflitos e a olicia espancava os pobres que tentassem jogar bola.O futebol, no Brasil, é o principal esporte do país. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
    O São Paulo Athletic Club (hoje SAO PAULO FUTEBOL CLUBE)foi a primeira equipe de futebol do Brasil, formada em 1894 por Charles Miller. Já o Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro time voltado para brasileiros, em 1898. O primeiro clube destinado só ao futebol foi o paulista Sport Club Internacional, fundado em 1899 e já extinto. Logo depois, no mesmo ano, foi fundado o Sport Club Germânia pelo alemão Hans Nobiling, hoje com o nome de Esporte Clube Pinheiros.

    A princípio, as principais equipes não aceitavam mestiços e muito menos negros. Toleravam, no máximo ” pobres” desde que fossem brancos.

    Na década de 10, o mulato Carlos Alberto saiu do América para atuar no Fluminense, um dos clubes mais racistas da época. Para se “embranquecer”, o atleta decidiu passar pó-de-arroz no rosto, E O Saõ paulo fez o mesmo fez o mesmo com Jurandir de Aquino.

    No meio da partida, o sol infernal e o suor fizeram com que a farsa fosse notada. As torcidas adversária não perdoou e, em coro, debochou: “Pó de arroz! Pó de arroz!”, apelido pelo qual o tricolor carioca e o tricolor paulista até hoje são tratados tanto no rio quanto em SAO PAULO.

    Hoje, toda torcida tricolor é pó de arroz (Flumininense, São Paulo, Grêmio…)

    Tem outras muitas histórias também.

    Tem, por exemplo, a história que a torcida do SAO PAULO ganhou essa denominação graças à utilização de uma espécie de maquiagem que as mulheres usavam (pó de arroz).

    Nos início do século passado, o pó de arroz era muito utilizado. As mulheres da alta sociedade, na maioria torcedoras do SAO PAULO como sao até hoje, frequentavam os estádios e ficavam retocando a maquiagem. Daí as outras torcidas começarem a pegar no pé e chamá-los de “pó de arroz”.

    O pó-de-arroz, que nada mais é do que talco inodoro, é uma marca registrada do Tricolor ”paulista”. A origem é controversa e remonta ao ano de 1914. O SÃO PAULO, numa época em que os negros não eram aceitos nos clubes da Zona Sul PAULISTA – apenas o BAURU utilizava jogadores negros .

    A história diz que o jogador passava pó-de-arroz no corpo para disfarçar a cor e ser bem aceito nOS campos de futebol, e que num jogo contra o seu ex-clube, os torcedores adversários perceberam o truque e começaram a gritar “pó-de-arroz”.

    Mas o feitiço teria virado contra o feiticeiro, pois os tricolores, em vez de se revoltarem com a brincadeira, teriam adotado o apelido.
    Mas o goleiro Williamm Skellsh, primeiro grande ídolo do Tricolor, tem outra versão, disponível num documentário no ”ESTADO de SAO PAULO”(decada de 40). Williamm garante que Jurandir não usava o pó-de-arroz para disfarçar nada, mas por que gostava de colocar após fazer a barba.

    O engraçado de tudo isso é que o Urubu do Flamengo, o Porco do Palmeiras também eram xingamentos que as torcidas assumiram. Mas nem todas as torcidas aceitam, pois o Vasco não assumiu o bacalhau e o São Paulo nunca assumirá o Bambi.

    Um abraço, Claudio Omar

  2. São Paulo Athletic Club (hoje SAO PAULO FUTEBOL CLUBE)????????????????
    PUTA QUE PARIU essa doeu!!!

    São Paulo Athletic Club existe até hj, jogaram futebol até 1912, atualmente é um time de rugby >>> http://www.spac.org.br/esportes.htm

    O São Paulo Futebol Clube surgiu da união do Paulistano com o A.A. Palmeiras (nenhuma semelhança com o Palmeiras atual) e NÃO TEM NADA A VER com o São Paulo Athletic Club!

  3. Pena, pena que a torcida do São Paulo não jogue mais Pó de arroz no estadio, hoje não se tem mais esse costume.

  4. Hoje em dia a torcida do São Paulo se descaracterisou, e alguem levar pó de arroz no campo é capaz de apanhar por isso mais paciencia, as coisa mundam, e nesse caso mudo pra pior.
    Sou do tempo que as familias podiam ir aos estádios.
    Bom fazer o que.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.